Etiquetas

terça-feira, 9 de abril de 2013

Lugar da Deusa




Nas imediações da Senhora da Luz


(...) Mas quando investigamos a primitiva, esquecida e renegada tradição da Deusa, ainda existem neste país muitas surpresas e lugares não mapeados para uma investigadora amadora como eu. Se estivermos atent@s, e de antenas mais ou menos afinadas, estou convencida de que podemos vir a encontrá-los quase ao sair da porta de casa para fora. Foi o que me aconteceu aqui, no concelho onde vivo, com uma capela da Senhora da Luz que esteve anos e anos ao abandono e que subitamente começou a ganhar vida e a ter a sua festa anual. Curiosamente era um sítio onde havia uma bonita roseira branca antiga; cheguei a ir lá muitas vezes apanhar rosas, que perduravam até muito tarde, havendo por vezes ainda rosas pelo Ano Novo.

Esta construção dos anos 50 do século XX fica nas imediações das grutas de Rio Maior, que são igualmente dedicadas à Senhora da Luz, perto da nascente do próprio rio. É óbvio para mim que o conjunto constitui um local sagrado da Deusa por excelência, com a gruta como representação do Seu útero, onde se regressa na morte, e portanto ligada ao aspeto Anciã, e logo a seguir a capela dedicada à Donzela, possivelmente construída num sítio que há muito já era sagrado. Sabemos que as grutas de Rio Maior, hoje monumentos nacionais, foram lugares sagrados onde se acharam, para além de ossadas, objetos votivos que estão atualmente no Museu Nacional de Arqueologia.

Mas voltando à capela da Senhora da Luz, o mais interessante no conjunto, quanto a mim, é a vista que se tem à nossa frente, quando viramos as costas ao altar. Do outro lado da estrada, para lá do rio, dois montes contíguos são… os seios da Deusa, algo de muito sagrado na paisagem em tempos pagãos, quando a terra era considerada o Seu próprio corpo. Esta associação, que o puritanismo católico parece ter aqui erradicado por completo da nossa memória, perdura por exemplo em relação às montanhas gémeas da Irlanda denominadas Paps of Anu, sendo Anu um outro nome da Deusa conhecida por Dana ou Danu.

Quanto ao elemento luz deste local sagrado, é possível que estivesse relacionado com algum fenómeno astronómico, envolvendo o Sol, a Lua ou qualquer constelação, hoje em dia difícil de perceber pela nossa profunda ignorância das coisas do céu.

©Luiza Frazão

Sem comentários:

Enviar um comentário